Cabelo oleoso com pontas secas, como tratar?


Já há muito tempo que estou para escrever este artigo, porque foi uma das coisas que mais pesquisei no Google desde a minha adolescência – cabelo oleoso com pontas secas, como tratar? 

E a verdade é que depois de anos a experimentar uma série de produtos, consegui finalmente arranjar os que combatem este problema e me deixam o cabelo bonito. 

Mas vamos começar com as causas, o que nos provoca o cabelo oleoso e pontas secas? Isto pode estar a acontecer por inúmeros motivos, portanto avaliem a vossa situação:

  • Cabelos ondulados e encaracolados têm tendência a ser mais oleosos no couro cabeludo e secos nas pontas - como o cabelo é encaracolado, a hidratação natural que o nosso couro cabeludo produz tem uma maior dificuldade em chegar às pontas e fica toda na zona do couro cabeludo;
  • Maus tratos ao cabelo (excesso de químicos; uso de secadores e modeladores, sem proteção);
  • Cabelos sujeitos a poluição; 
  • Stress e cansaço; 
  • Maus hábitos alimentares; 
  • … 

Se são como eu era têm quase a junção destes todos! Mas não se preocupem, que tenho os produtos ideais para vos ajudar! 

É claro que cada pessoa é uma pessoa e o que resulta em mim pode não resultar em vocês, mas ao menos ficam a saber que pelo menos isto resultou mesmo em alguém, que é mais do que o que eu tinha quando pesquisava sobres este assunto, porque a maioria dos posts que via eram claramente patrocinados por marcas. Pois garanto-vos que não estou a ser patrocinada por ninguém (bem gostava) e isto aqui é mesmo a minha experiência real!


Os Meus Produtos


Demorou alguns anos até que eu conseguisse chegar a produtos que realmente funcionam no meu cabelo, experimentei de tudo, caro e barato e só houve mesmo um que para mim se destacou – Kérastase Volumifique

É engraçado porque a Kérastase tem um produto específico para combater oleosidade – o Bain Divalent Spécifique – e este não me fez diferença nenhuma no cabelo e depois têm a linha Volumifique que é para cabelos finos mas que me elimina a oleosidade e me permite lavar o cabelo dia sim dia não, sem sequer precisar de usar shampoo seco. 

Diria que existem dois produtos que fazem toda a diferença no meu cabelo e este é um deles, quando este shampoo acaba e eu ainda não tenho outro é um desatino, cabelo oleoso logo no dia a seguir a lavá-lo. 

Ao fim de semana, utilizo um shampoo diferente, específico para oleosidade do cabelo. Neste momento estou a utilizar o da Redken – Scalp Relief Oil Detox. Mas honestamente não sei até que ponto é que faz muita diferença, ainda não encontrei um shampoo ideal para esta função de detox do couro cabeludo. 

cabelo oleoso e pontas secas


Passando para a parte das pontas secas, aqui temos o outro produto que faz milagres no meu cabelo, que o deixa com um aspeto sedoso e sem pontas secas: Moroccanoil Treatment Light. Este é o outro produto que faz toda a diferença no meu cabelo, recomendo mil vezes, tem um cheiro divinal e deixa o cabelo mesmo mesmo bonito. É barato? Não, mas dura-me o ano inteiro e para mim vale a pena o investimento. Podem comprar o mais pequeno e muito mais barato para experimentar, para mim tem de ser o Light por ter o cabelo fino. 

Para além deste óleo milagroso que aplico antes de secar o meu cabelo, ainda no banho não pode faltar um amaciador! E lembrem-se o amaciador é para as pontas, podem ir até meio do cabelo, mas por amor da santa não ponham amaciador no couro cabeludo, aí não há shampoo que vos salve da oleosidade. Gosto bastante do Repara e Protege, da Pantene.

cabelo oleoso e pontas secas 2

Depois disto tudo, nas causas ainda tínhamos um ponto-chave: “Maus tratos ao cabelo”. 

Eu seco sempre o meu cabelo com secador e depois normalmente uso prancha para alisar e fiz isto durante muitos anos sem qualquer proteção para o meu cabelo, resultado? Cabelo constantemente danificado e pontas super secas. Solução? Um protetor térmico! Eu utilizo o L'Incroyable Blowdry, da Kérastase – podem ler sobre ele aqui

Resumindo, passos a seguir para combater a oleosidade e pontas secas: 

  • Um bom shampoo de controlo de oleosidade; 
  • Amaciador; 
  • Óleo para as pontas; 
  • Protetor térmico. 

E para dias mesmo maus é sempre bom ter um shampoo seco em casa. 


Outras Dicas


Para além de produtos existem outras dicas que podem ajudar no controlo da oleosidade, aqui estão 3 delas: 

  • Não lavar o cabelo todos os dias. Já ouvi mil pessoas a dizer que isto é mito, nenhuma dessas pessoas tinha problemas com oleosidade. A verdade é que eu mesma já cheguei a lavar o cabelo todos os dias e parecia que ele ficava oleoso cada vez mais depressa. E sabem porquê? Porque quando lavamos demasiado o cabelo, a oleosidade é retirada do couro cabeludo de forma abrupta, o que leva a que este produza mais óleo para combater a secura; 
  • Não lavar o cabelo com água muito quente. Esta não consigo cumprir, mas a água quente dilata as cutículas e desregula a camada hidrolipídica, o que provoca mais oleosidade; 
  • Ter uma alimentação saudável e não consumir muito açúcar


Comprar os produtos mencionados neste artigo (alguns preços estão com os descontos das lojas):

cabelo oleoso com pontas secas produtos







E se gostaste deste artigo, podes guardar esta foto no Pinterest, para não o perderes:


CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top